Minha lista de blogs

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Samsara Spa

Nossa, já passou um mês que estou por aqui e nem sei como começar a contar. Minha primeira impressão do navio foi boa, o pessoal me recebeu bem, o spa é grande e lindo, meu manager é um fofo, e o navio é bem bonito.Na primeira semana eu mais observei do que fiz. Cheguei com o astral a mil, super entusiasmada, positiva, querendo aprender tudo. Me falavam para eu ir com calma, que não se aprende tudo de uma vez. Tadinhos, eles não sabem que não adianta me falar isso ihihihi. Eu bem que devia ter ouvido, pois acabei fazendo umas besteirinhas que acabei pagando no final (literalmente e metaforicamente). Mas não me arrependo, tudo, tudinho mesmo, está sendo um aprendizado.
Eu finalmente cheguei onde queria chegar, finalmente alcancei a oportunidade de ter tudo o que sempre quis: trabalho, bem-estar, aprender/praticar idiomas, estar em contato com várias culturas, ajudar pessoas e viajar. Só não está perfeito aqui porque não tenho todos vocês comigo, família e amigos. Isso é algo que, com certeza, devo passar na minha vida. Além de ser algo que eu já queria há muito tempo, isso me prepara para meus planos futuros.
Vou contar um pouco da minha rotina. Acordo às 6h50, levanto às 7h, coloco uniforme, vou tomar café-da-manhã no staff mess (restaurante do pessoal staff, categoria um pouco acima de tripulação), que é no mesmo andar da minha cabine, escovo os dentes, pego o elevador às 7h40 pro spa, no deck 11, coloco minha maquiagem na sala de massagem mesmo e me preparo mentalmente e fisicamente para começar a jornada de trabalho. Nós temos um computador que mostra a coluna de todo mundo do spa, marcando todos os compromissos, massagens, consultas, etc. Olho minha agenda do dia, vejo que horas tenho massagem, e desço para a recepção (o spa tem 2 andares). Se eu não tiver nada pra fazer, provavelmente passarei um bom tempo na recepção. Primeiro que é pra aprender o que falam para os clientes, como explicam as coisas, e segundo porque adoro estar em contato com os passageiros e ajudá-los no que precisam. Quando é francês me sinto muito bem, pois consigo me comunicar melhor que os outros do spa. Quando é italiano, penso em cada palavra que vou falar, tento conjugar tudo certo, e depois de 2 minutos consigo falar uma frase hahahahaha. É, vou ter mesmo que aprender essa língua que está no meu sangue.
Quando tenho massagem marcada, espero lá em cima, na recepção das salas de massagem. Peço que o cliente se sente (de sentar, não de sentir) e preencha um formulário de consulta, com seus dados de saúde. Temos em todas as línguas. Uma vez preenchido, chamo ele para a minha sala e peço para sentar-se na cadeira, e eu sento na minha. Explico que preciso fazer algumas perguntas para poder dar o melhor tratamento possível e que aquilo não vai cortar o tempo de tratamento. Converso bastante com a pessoa, tentando pegar todos e cada detalhe da vida da pessoa, os hábitos diários, o motivo de estresse, dados da saúde em geral. Em geral, a massagem dura 50 minutos. Temos vários tipos de massagem. As que mais faço são: sueca, que é a tradicional relaxante; pedras quentes (adoro!); shidodhara e shirobyanga, que são massagens indianas com óleo quente no terceiro olho; e promoções, como só costas, pé e cabeça etc.
O Samsara Spa existe em 4 navios da rede Costa. É um spa 6 estrelas e é baseado em um conceito oriental. É milimetricamente calculado e decorado da melhor forma possível, com um design inovador, colorido e completamente voltado ao bem-estar, fazendo as pessoas se sentirem em outro universo.Cada palavra proferida e cada ação nossa deve ser perfeita. Estamos aqui para alcançar a excelência, se ela ainda não existe. O sorriso, o cumprimento, a forma de falar e agir com o passageiro fazem toda a diferença e somos cobrados para seguir esse padrão todo o tempo.
Continuando a rotina, após a massagem, aviso a pessoa que vou preparar um chá, que ela pode se levantar devagar e se vestir, que volto em 3 minutos. Vou até a casa de chá japonesa (dentro do spa mesmo, um ambiente lindo com vista para o mar), preparo o chá, e volto para a sala. Peço para a pessoa se sentar (de novo) e converso com ela sobre o que senti durante a massagem. Relembro tudo o que ela me disse, cada dor que ela tinha se referido, cada hábito da vida dela, e indico os melhores produtos da marca Elemis para ela continuar o tratamento em casa. Essa é a parte mais delicada do dia. Temos 5 minutos para conversar com o cliente antes da massagem, 50 minutos para sentir, e depois temos que dar nosso máximo, conhecer a pessoa ao máximo para saber como explicar a necessidade que ela tem de usar o produto em casa. Seja para a tensão muscular, para a pele seca ou mesmo para dormir melhor.A pessoa pode aceitar ou não a nossa oferta. Normalmente quando elas vêem o preço ficam meio assustadas. Cabe a nós, de novo, explicar o quão bem aquilo vai fazer para ela, e o quanto ela precisa. Fechada a compra, levo ela para a sala de chá e peço o cartão Costa. Vou até a máquina do sistema do Costa para fazer o pagamento da massagem e dos produtos. Peço para ela assinar, pergunto se quer outra massagem, agradeço, desejo tudo de bom e de melhor e me despeço.Volto para a sala, arrumo toda a bagunça e deixo a sala como se nunca tivesse tido nenhum cliente, perfeita (difícil, mas tento, ainda mais quando tenho vários clientes seguidos).Esse é o jeito que EU trato os clientes. Cada terapeuta aqui tem seu jeito diferente de fazer tudo, contanto que siga os padrões da Steiner e Costa.Temos 1h de almoço e 1h de jantar. Se começamos às 8h da manhã, terminamos às 20h. Se temos folga (6h de folga, normalmente), acabamos às 22h.
Cada dia uma pessoa abre o spa, e fecha em outro dia. Tem toda uma sequência de botões, luzes e portas para abrir o spa. Eu tenho minha folhinha para seguir passo-a-passo. Parece fácil, mas o spa é realmente grande e é muito fácil esquecer-se de algo.Se saio às 20h, vou jantar e às 21h subo para a academia (também no spa). Estou seguindo uma rotina boa de musculação. Tenho corrido e feito exercícios para pernas e glúteos. Eu sempre quis fazer mas sempre odiei musculação. Como aqui não dá para dançar sempre ou fazer outros tipos de atividade, só me resta a musculação. Acabo às 22h (hora que fecha o spa), tomo banho, e vou ao crew bar (bar da tripualação). Fico conversando com diversas pessoas de diversos cargos e ou volto pro quarto para dormir, ou subo para a área de passageiros para assistir as bandas, comer chocolate da fonte (pois é, minha gente, na chocolateria tem fonte de chocolate, pouco gostoso, viu) e conversar com pessoas, seja passageiros, seja tripulação. Volto para o quarto, assisto um pouco de TV italiana ou francesa e vou dormir em torno de meia noite, 1h, 2h. O que a gente menos faz aqui é dormir, para poder aproveitar tudo ao máximo. A gente sempre deixa pra repor o sono no dia seguinte, e acabamos dormindo menos ainda hehehe. Isso sem contar quando tem festinha, aí a gente não dorme mesmo.

Ai, já falei muito, né? Não quero entediar ninguém não!Estou sem internet por enquanto, mas comprei um trocinho da tim que é para ter internet no computador, mas só funciona na Itália, então semana que vem provavelmente estará tudo certo. Para quem não sabe, toda semana fazemos o mesmo cruzeiro: Savona, Napoli, Palermo, Tunísia, Palma de Mallorca, Barcelona e Marseille. Ainda não visitei todas, preferi ficar dormindo hihihi.Quando der, escrevo de novo. Agradeço a todos pela paciência de ler meu textinho.

Beijos e fiquem bem!
Denise

ps. desculpe a desorganização do texto, eu realmente não me dou bem com esse blog hehehe

4 comentários:

  1. Que bom poder saber mais de você,do que faz,e qual a tua rotina,quando falamos pelo skype nem sempre dá para entender direito,sempre tem alguem interferindo,assim é bem melhor.Estou muito feliz de saber que vc está fazendo tudo o que gosta,e que está feliz,isso é melhor do que qualquer comprimido de anti-depressivo,ahahah.Filha espero que todos os dias sejam muito felizes,um beijão.

    ResponderExcluir
  2. Denise mt legal! Sinto saudades dos seus posts!
    Boa sorte ai pra vc! Amo saber das novidades! Beijos Hanna

    ResponderExcluir
  3. Bem ja e 2016!
    Estamos pensando em algi assim
    assim...eu e meu marido.
    Sera que somos muito velhos?
    61 e 64? Hihi pelo menos temos muits experiencia!!

    ResponderExcluir
  4. Bem ja e 2016!
    Estamos pensando em algi assim
    assim...eu e meu marido.
    Sera que somos muito velhos?
    61 e 64? Hihi pelo menos temos muits experiencia!!

    ResponderExcluir