Minha lista de blogs

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Treinamento



Hello, folks!! Finalmente vou compartilhar o meu treinamento com vocês. Uma parte importante e essencial na minha experiência em navios.

Qual a primeira coisa que você pensa quando vê essa foto acima? "Nossa, essa é a Denise??? Aquela maluca que eu conheço? Caramba, ela parece tão certinha nessa foto, parece ser uma terapeuta tão perfeitinha, desses spas de ricos..."
Bom, é exatamente isso que a Steiner quer que a gente seja. Já vou avisando que é fácil ser isso na foto, mas pessoalmente, é bem difícil.
Eles reparam e exigem tudo perfeito, desde a aparência: cabelo, brincos, MAQUIAGEM, uniforme, sapato, meia calça, postura, até tratamento e apresentações dos tratamentos: carisma, confiança, habilidade em vendas, comportamento, conhecimento do corpo humano e dos tratamentos em si, sequências, etc. Eles avaliam TUDO na gente.
Eu acho isso ótimo. É bom que alguém consiga me colocar na linha, porque estava difícil hahaha.
Eu sempre fui tão desastrada, tão esquecida, tão avoada....sempre precisei de um treinamento tipo exército ou polícia. Sempre quis fazer parte de um desses dois, mas é difícil conseguir vaga para mulher. Então vim para a Steiner, que é quase isso.
Todos os dias as treinadoras (passamos por várias) nos ensinam tratamentos novos, e você tem 1 (uma) chance de aprendê-lo. Se não aprender nessa uma vez que ela demonstrou, ela vai te alertar porque você não está focada o suficiente.
Foi isso que aconteceu comigo e outra brasileira, a Aldessa.
Na primeira semana, tivemos vários testes práticos e teóricos. Nos teóricos tirávamos quase a nota máxima, mas nos práticos....bom, no teste em si foi tudo ok, mas durante as aulas, estávamos perdidas, olhando para os lados para copiar as outras e saber o que fazer.
São tantos detalhes para decorar: bolster (apoio) para a perna, ombro, travesseiro de cabeça e olho, lençol para cobrir na hora certa, sino para tocar na hora certa, explicações para o cliente na hora certa, produtos certos para recomendar, perguntas a serem feitas etc.
Fomos chamadas pelas duas treinadoras para conversar. Elas nos disseram que não estávamos focadas o suficiente, que não tínhamos contrato assinado com a Steiner, e que se continuássemos assim, seríamos mandadas para casa. Na hora eu fiquei séria, mas ri internamente. Eu já tinha sido alertada que elas nos assustam ao máximo. Mas mesmo assim tentei dar meu máximo nos outros dias.
Depois de um tempo fui descobrir que as outras meninas são muito mais perdidas que nós. A diferença é que elas não ligam. Então vão fazendo o que acham certo, os movimentos que lembram, mas na verdade esquecem muito mais coisas que nós. Nós somos tão perfeccionistas que queremos cada detalhe feito na hora certa, então ficamos preocupadas em ler o manual e olhar para o lado para a correta execução.
Após muito tempo descobri que isso é bom. Melhor do que ser confiante e fazer as coisas erradas. Muitas meninas fizeram massagem em mim, e vos garanto que é pior receber uma massagem confiante e incompleta do que uma inconfiante e completa.














Aqui deixo algumas fotos da academia, do YMCA, do ônibus que pegávamos todos os dias etc. A nossa turma era até variada: francesas, sul-africana, brasileiras, australianas, canadenses, inglesas, portuguesa etc.
Em geral, éramos todas meio perdidas em relação a tudo. Mas com aquela diferença que citei acima, algumas achavam que sabiam o que estavam fazendo e não ligavam nem ouviam ninguém. Acabaram se dando mal, mas enfim, não cabe a mim comentar aqui.
No nosso treinamento temos que passar basicamente por 3 categorias de testes: prático, teórico e o spa tour. Esse spa tour consiste em explicar um determinado tratamento a um grupo de pessoas, contendo seu nome, ocupação, nome do tratamento, procedimento, benefícios, duração, preço etc.
Todas escrevem seus discursos em um papel e decoram tudo. Mas quando chegam na hora de falar na frente do público, ficam muito ligadas às palavras, e se esquecem uma, se confundem todas e começam a gaguejar.
Eu nunca soube me expressar direito (meu irmão e mãe que o diga hihihi), então eu sabia que não ia adiantar eu escrever um discurso porque, primeiro: eu não ia decorar; segundo: por mais que decorasse lá na frente eu ia gaguejar como as outras.
Então eu simplesmente não pensei no que ia falar lá na frente em nenhum momento.
Tivemos 3 spa tours até agora, sobre diferentes tratamentos.
Cheguei lá na frente, fechei os olhos por 2 segundos, me encontrei dentro de mim mesma, abri meu sorriso mais sincero, e....falei qualquer coisa. Isso mesmo, qualquer coisa. As treinadoras já tinham avisado que os passageiros mal prestam atenção no que você fala. Eles só prestam atenção no seu jeito, personalidade, sotaque e aparência. Então eu continuei sorrindo e encarando as pessoas, fazem gestos e tal. E tudo deu certo.
Na nossa primeira apresentação, fomos muito pressionadas, porque o bam-bam-bam da Steiner, diretor não-sei-das-quantas ia estar lá nos assistindo, e é ele que escolhe o navio que cada uma vai. Seria a nossa única oportunidade de mostrar nosso "carisma". Além dele, havia outra super diretora e mais a treinadora. Então estava todo mundo tremendo e gaguejando master.
Antes da minha apresentação, fui ao banheiro retocar a maquiagem e fiquei pulando que nem uma macaca. Eu precisava liberar a tensão e energia, e fazer o sangue correr mais rápido pelas minhas veias. Funcionou.
Depois da apresentação, discretamente ouvi a treinadora falando pro bam-bam-bam que eu tinha ido muito bem. Na hora eu pensei que estava sonhando por causa do nervosismo. Mas agora sei que eu ouvi certo.
E assim foi indo, dia após dia, semana após semana, exame após semana. E finalmente, depois do deep tissue massage, aromaspa therapy, lime and ginger salt glow, hot stones, conseguimos nosso certificado da Elemis, marca de produtos e tratamentos que caminha junto com a Steiner. Fiquei tão feliz. Me senti livre. Nós não teríamos mais que estudar até tarde da noite para o exame do dia seguinte.
Certo dia, após uma semana para ser mais precisa, resolveram nos mudar do YMCA. Eu estava mais ou menos feliz lá. Feliz porque tinha a liberdade de dormir a hora que queria, eu tinha um shopping gigante bem embaixo do prédio do YMCA, eu tinha opção vegetariana (até com soja) em todas as refeições, etc. Resolveram nos mudar para a casa de uma família.
A boa notícia é que era na casa que todas as nossas amigas estavam. As brasileiras e as francesas.
A casa é linda, grande, confortável e dá para chegar da academia em 40 minutos caminhando. Parecia ótimo.
O problema é que aqui não temos liberdade nenhuma, temos que ficar quietas o tempo todo, só seguindo as 1387318 regras que tem aqui, sem direito nenhum. Não podemos rir ou falar alto porque o casal quer assistir televisão, não podemos chegar tarde, não podemos subir as escadas!!!!!! Isso mesmo, as meninas que estão no quarto de baixo não podem subir nem para falar com as outras! A comida é só comida sem carne para as vegetarianas. E é quase tudo congelado. A mulher se preocupa mais com o carpete dela do que com o próprio marido. Então vocês imaginam. É constrangedor você estar se trocando no quarto e ela entra do nada, sem bater, para perguntar simplesmente se você vai jantar aqui hoje.
Mas bom, tenho comida, cama boa e roupa lavada. A única coisa que me faz diferença mesmo é a internet. Ela é tão lerda ou inexistente que me estresso todos os dias.







Meu Déus do céu, esse post está muito grande! Espero que vocês tenham paciência de ler. É algo que com certeza será marcante na minha vida.
Indo à parte que importa, depois de 3 semanas recebi meus details, o que significa que eu saberia qual navio eu estava sendo mandada. Fomos mandados à uma sala especial para receber esses details. Quando recebi meus papéis e li "Costa Concordia", fiquei frustrada. Eu não queria de jeito nenhum ir para um navio italiano. Eu queria ir para qualquer lugar menos os países que eu conhecia, ou seja: américa latina e uma parte da Europa.
Nossa, acho que nunca fiquei tão frustrada na minha vida. Todos estavam indo para o Caribe, USA, Canada, ilhas maravilhosas etc. E eu para a Itália. Não que seja tão ruim, mas dizem que europeus não dão gorjeta, e o pessoal do SPA vive disso, pois não tem salário.
Já se passaram 2 dias e essa história mudou. Enfim, conto mais no próximo post.

Até logo!









3 comentários:

  1. essa é minha filhinha!!!!sofri por saber algumas coisas que vc passou,mas sei que o proximo vai ser, bem mais feliz,e os futuros mais ainda,bjs

    ResponderExcluir
  2. Força e foco!! Voce chegou tão longe, parabéns! Nem quero imaginas o como são dificeis essas provas, que 'meda'! Beijos e continue postando, eu amo!!!

    ResponderExcluir
  3. Oii minha linda..
    estou te seguindo por aquii..
    beijos e abraçoss!!!!
    saudadess

    ResponderExcluir