Minha lista de blogs

sábado, 3 de abril de 2010

Curso de segurança em navios no Rio de Janeiro


Uau, que baita título hihihi.
Bom, esqueci de comentar no post anterior deste curso obrigatório que fiz no Rio de Janeiro. O curso tem a duração de quase uma semana e é integral. Fui com o xuxu* 3 dias antes da data do início do curso pra poder aproveitar um pouco o Rio. Ficamos em um albergue em Copacabana, bom até. O café da manhã era bem completo e a localização era boa. Andamos bastante por lá, mas só para a região sul. Achei o Rio, ahn, diferente do que eu esperava, acho. A região de Ipanema e Leblon são bem bonitas, arborizadas e tal. Os restaurantes ou são bem caros ou são de qualquer jeito. O mesmo para os bares. E isso vale pro Rio inteiro, acho. Me corrijam se eu estiver errada.


No último dia em Copacabana fomos à praia acho que ao meio dia e saímos às 14h. Esse foi o tempo suficiente pra eu ficar vermelha, ardida e evitar o sol no resto da semana. Sim, eu passei protetor fator 30 umas 2, 3 vezes, então nem venham falar que foi isso hehehehe.

O curso é integral e só temos 1h de intervalo. Chega a ser cansativo de tanto que ficamos sentados. Eu prefiro ficar o tempo correndo pra lá e pra cá do que ficar sentada, sem fazer nada. No curso, aprendemos noções de primeiros socorros, parte teórica e prática; aprendemos combate a incêndio, também teórico e prático. Muito legal, fomos ao centro de treinamento da aeronáutica para aprender a combater incêndios. Nos divertimos bastante.
A turma era bem animada e o professor figura demais. Eu e ele discutíamos o dia inteiro, ele falando mal de paulista e eu me defendendo e atacando cariocas. O tempo todo ele me chamava, seja pra responder perguntas, seja para falar mal de paulista, seja só para encher o saco ahahaha. Mas ele tinha um bom coração!




No mesmo dia fomos a outro lugar, também da aeronáutica, para aprender o procedimento de salvamento em caso de emergência. Ou seja, se meu navio for o próximo Titanic, já saberei o que fazer na hora.
Pular do navio e procurar o meu Jack para me botar em cima da porta que bóia e me salvar =)

Eu tive a (má) sorte de ficar sem colete salva-vidas, pois não tinha coletes pra todo mundo. Então no começo só fiquei brincando na piscina enquanto os outros se matavam de tentar nadar juntinhos e se salvarem. Quando eu estava na maior vida boa, o instrutor virou para mim e disse que eu ia ter que fazer tudo aquilo depois. Bom, acabei fazendo por último, na 2ª turma.
Aqui está passo por passo de como subir na bóia gigante.
Segure na lateral e encaixe o pé no degrauzinho móvel.

Dê um impulso master e caia de bunda pra cima, morrendo de vergonha das pessoas à sua volta.

Comemore por ter se salvado e pose para a câmera.

Agora vocês já estão prontos para se salvarem no caso do navio de vocês afundar também. Não precisa agradecer.

Este é o 2º albergue que ficamos, lá em Santa Tereza (que subida, meu Deus), com o xuxu* ao fundo.
Tudo que eu queria depois do curso era entrar nessa piscina e ficar a noite inteira olhando a lua, as estrelas e relaxar com o xuxu* segurando minha cabeça pra não afundar.
Resumindo: tive um curso até que divertido e fácil, me senti um soldado em treinamento, tomei açaí e suco de laranja todos os dias, fui à piscina todos os dias, não conheci cristo nem pão de açúcar, me queimei no 3º dia, e passei muito, mas muito calor.

* = o nome foi alterado para manter a privacidade do sujeito.

Um comentário:

  1. Adorei! Tava mesmo uma noite de céu limpo nesse dia da piscina no albergue?! Que maravilha!
    Beijoabraçosmil, primona!

    ResponderExcluir