Minha lista de blogs

terça-feira, 30 de março de 2010

Entrevista

Sejam bem vindos ao meu novo blog!

Aqui contarei (quase) tudo sobre como é trabalhar em um navio e como fazer para conseguir isso. O que posso dizer é na área de SPA com a empresa Steiner. As outras áreas e empresas não sei como funcionar.
Atualmente estou em Londres fazendo o treinamento. Não sei quanto tempo mais vou ficar aqui.

Logo que cheguei da França, dia 01 de Agosto de 2009, coloquei a idéia na cabeça de ir trabalhar em algum país de língua inglesa. Não fazia sentido para mim falar francês, e o inglês que é mais importante era meia boca. Então assinei a Catho, para procurar empregos em outro país. O ùnico que apareceu foi o da Steiner (o que era Steiner? Eu nunca tinha ouvido falar), dizia que era na Inglaterra e nos Estados Unidos. Parecia perfeito, mas utópico ao mesmo tempo. Era uma empresa que se localizava em navios. Pensei: O quê? Vou trabalhar com massagem, que é o que gosto, em um navio de cruzeiro, ganhando relativamente bem e em dólar, e entrando em contato com gente do mundo inteiro, podendo praticar e aprender novas línguas? Ah não, parecia perfeito demais para mim, não devia ser verdade. Bom, eu estava tão desesperada para conseguir experiência (que nunca me deram oportunidade de adquirí-la no Brasil), que mandei meu currículo, sem compromisso. A mulher me respondeu alguns dias depois, dizendo que eu tinha passado na pré-seleção. Fiquei feliz mas ainda estava desconfiada. OK, eu teria uma entrevista dali a uma semana. Me preparei, treinei minhas massagens e fui. Com roupa social e tudo (haha eu com roupa social e maquiagem, que piada).
Estávamos em umas 40 pessoas, todas nervosas e sem saber o que aconteceria naquele dia (tínhamos uma noção). De manhã a Débora, nossa recrutadora, explicou como tudo funciona na empresa, qual era nosso papel lá etc. Ouvimos com atenção, fizemos perguntas.
Almoçamos e logo que voltamos fizemos uma prova teórica em inglês. Pelo menos podíamos usar dicionário. Tivemos muito pouco tempo para fazer a prova. OK, as perguntas não eram difíceis, foi tudo bem. Perguntava coisas importantes e básicas para um massoterapeuta, como músculos, ossos, manobras, primeiros socorros, trabalho em equipe, etc. Logo depois fizemos uma apresentação oral na frente de todos os outros. Eu queria ir logo. Assistir os outros nervosos e gaguejando me deixa nervosa também. Era simples, tínhamos que falar nosso nome, profissão, experiência profissional e por que queríamos trabalhar em navios. Eu fui toda sorridente lá e falei tudo sem problemas. Quer dizer, esqueci de falar da experiência profissional (grande experiência essa, que durou 1 mês e meio). Então omiti inconscientemente.
Após isso fizemos nossa prova prática, que consistia em uma fazer massagem na outra. Deu 2 minutos de massagem, a Débora já falou que podíamos parar, que ela sabe se a massoterapeuta é boa em pouco tempo (isso queria dizer que ela viu que sou péssima logo que comecei?). Ela daria a resposta em 10 dias.
Voltando da minha aula de tango acho que 11 dias depois, um menino me liga dizendo que era da Steiner e que tinha uma má notícia para me dar (pronto, agora vou pro banheiro chorar, não passei nessa droga). A má notícia era que eu teria que me despedir da minha família e amigos, porque eu estava indo para Londres. Iupiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Alguns dias depois recebi o contrato em casa, com um manual e todas as informações e cartas necessárias para fazer os procedimentos obrigatórios. Que eram: tirar o visto americano, tirar o cpf italiano, fazer vários exames médicos, responder vários formulários e enviar para Londres, estudar os produtos contidos no DVD etc. Muita coisa mesmo.
Como sempre, deixei tudo para a última hora (não aconselho), mas esse sempre foi meu estilo, e sempre dá certo. Quanto aos produtos, eu devia ter estudado mais, porque temos realmente que saber todos eles e todos os detalhes. Sim, na Steiner somos terapeutas E vendedores, acima de tudo. Eles querem que você venda os produtos e seja boa nisso. Eu não queria isso, não achava legal ficar pressionando produto para o cliente. Mas entendi isso melhor aqui em Londres, explico melhor depois.

Acabei pegando o avião para Paris dia 09 de Março (é, bem depois, mas por causa da faculdade. Para quem não sabe, estudo Educação Fìsica na USP). Passei 11 dias em Paris para relembrar o francês e visitar alguns amiguinhos. Vim para Londres de trem no dia 21 de Março.
No próximo post conto como é o YMCA e o treinamento.

Obrigada pela visita e até loguinho!
Denise

4 comentários:

  1. Posso falar? Sempre: admiração por você, prima amada.

    ResponderExcluir
  2. que bom,início da nova fase,a qual espero que seja muito,muito feliz.bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou adorando seu blog. Bem escrito, de maneira natural e bem explicativo. Sou cabeleireiro e maquiador, e se possível, gostaria de dicas de profissionais dessa area em navio... Deixarei meus contatos..
    E-mail: pautas_guuhgreen@yahoo.com (32) 8869 6949

    ResponderExcluir